quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Mulheres de preto"

Já vos falei da escritora que agora vos apresento novamente, Martha Medeiros. Na altura transcrevi para o meu post da Viagens uma parte de um livro dela.

Desta vez, peço emprestadas, novamente as palavas da Martha falar sobre a importância do preto na roupa! Para quê inventar se alguém já escreveu de forma tão clara sobre o tema e que me identifico completamente...

Deixo-vos um pequeno excerto do livro Trem-Bala da Martha Medeiros...

"Depois do sucesso de Men in Black, os cinemas deveriam estrear Women in Black... Podemos ter pouca imaginação, mas perder a elegância, nem mortas. Mulher alguma atreve-se a ter apenas marron, azul e cáqui no seu guarda-roupa: é fundamental ter um pretinho básico(...) Pode-se variar os tecidos - couro, microfibra, algodão, lã fria- mas a cor é luto fashion. Por quê? Porque é guerra. 
O preto vence todas. Vence, em primeiro lugar, a batalha contra (...) barrigas salientes, alongando a silhueta (...) Vence, em segundo lugar, a luta contra a breguice. É muito mais difícil ficar cafona vestindo preto do que vestindo pink. (...) Preto combina com cabelos loiros, ruivos e negros. Combina com peles alvas e peles bronzeadas. (...)"


Não sendo exactamente uma cor, já que o preto caracteriza-se como uma ausência total de luz. Está associado à ideia de morte, luto ou terror, mas também ao mistério e à fantasia, sendo que hoje em dia também associamos à sofisticação, ao valor e ao luxo. É usada por quem quer dar nas vistas, ou por quem quer passar despercebido. 

A verdade é que o preto nunca sai de Moda! 




Coco Chanel nos anos 20 criou o seu "little black dress", com a intenção de ser duradouro, versátil, acessível e numa cor neutra. A verdade é que o preto básico é considerado como uma peça chave no guarda roupa feminino e que pode ser usado por exemplo com um blazer para o dia e combinado com jóias  e acessórios com brilho para a noite. 



E vocês? Apostam no preto?

Um beijinho,






Sem comentários:

Enviar um comentário