terça-feira, 29 de janeiro de 2013

As Viagens

É incrível o entusiasmo com que eu falo das minhas viagens... É sem dúvida um orgulho que tenho... Não quero parecer presunçosa, mas para quem não delira em andar de avião... e note-se que o delirar é clara ironia dado que até o Ganhar Asas (curso da TAP para quem tem medo de andar de avião) já fiz. Bom, mas voltando ao tema, para quem tem alguma dificuldade em andar de avião já fui a uns quantos países. Até porque, não comecei a viajar assim há tanto tempo! As coisas tornaram-se mais fáceis quando comecei a trabalhar! Mas uma coisa é certa, há poucas coisas que suplantam a sensação de sair do avião e pisar o chão de um novo país. Fico sempre num entusiasmo tão grande, que pareço uma criança! 

Recentemente voltei a recordar as fotos da viagem mais longe que fiz - China (só eu sei o que me custou estar tantas horas dentro de um avião) e dei-me conta como o nosso estilo muda! Bom... não foi assim há tanto tempo, mas claramente eu não me revejo nas roupas que usei... Há pessoas que estão quase sempre na mesma que se agarram a um estilo, a determinadas peças, determinadas cores e estão sempre iguais. Eu não... eu aproveito as minhas viagens para me inspirar, para ver o que se usa e apesar de agora ser mais fácil, dado que temos a Internet, continuo a achar que é mais inspirador estar nos países e ver com os nossos próprios olhos como se comportam os nativos e claro, daí retirar o que mais gostamos, o que mais tem a ver com o nosso próprio estilo! Onde fiquei mais impressionada como se vestiam os locais, por exemplo para ir trabalhar, foi em Amesterdão e em Itália (Roma, Veneza, Siena...) Os homens principalmente vestiam-se mesmo muito bem, já as mulheres sem dúvida em Paris. Depois, é interessante também ver comportamentos em eventos, como por exemplo no Brasil, quando fui a uns espectáculos e vi a preocupação com que os brasileiros se arranjam para ir a um concerto. Não quero com isto dizer que em Portugal também não o façam, mas notei uma diferença. Citando Martha Medeiros, uma escritora brasileira que descobri o ano passado na minha viagem " Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros não só aos olhos dos nativos de outro país, mas estrangeiros num sentido mais amplo.... Viajar minimiza preconceitos..." 

Quero e vou voltar a este tema, porque muito mais tenho para falar sobre os outros países que não falei...

Um beijinho,


Sem comentários:

Enviar um comentário